Indígenas de Férias

Capa do livro Indígenas de Férias

Sinopse

Mimi e Bird são um casal indígena: ela Blackfoot, ele Cherokee. Os dois viajam pela Europa seguindo a rota dos cartões-postais enviados por Leroy Bull Shield, tio de Mimi, depois dele ter sido retirado de sua reserva indígena para se tornar atração em um show de faroeste. Ao partir, Leroy havia levado a bolsa Crow, um importante artefato da família, e é com o argumento de recuperá-la e descobrir o paradeiro do antepassado que Mimi e Bird justificam suas andanças pelo mundo. Uma aventura tão insólita quanto profunda, em que íntimo e político se encontram, e que nos faz pensar não apenas sobre o envelhecimento, o companheirismo e o amor, mas também sobre a violência física e simbólica cometida contra indígenas e refugiados.

Título original: Indians on vacation

Capa e projeto gráfico: Luísa Zardo

Ilustrações: Raphael de Luca

Tradução: Davi Boaventura

Sobre autor

Thomas King é um premiado escritor e fotógrafo nascido em 1943, de ascendência Cherokee e grega, que vive em Guelph, no Canadá. Como acadêmico e professor universitário, pesquisou as narrativas orais indígenas; como ativista, criticou as políticas dos governos nos Estados Unidos e do Canadá em relação aos nativos americanos; como escritor lançou diversos livros, entre romances, contos, poesia e não ficção, com destaque para The inconvenient indian.

Sobre a Curadora

Escritora premiada e aclamada por leitores de todo o mundo, Margaret Atwood é autora, entre outros livros, de O conto da aia, de 1985, cuja popularidade foi alavancada pela adaptação televisiva de 2017, com a atriz Elisabeth Moss. Sua obra mais recente é Os testamentos, de 2019, que dá continuidade àquele romance distópico.

Comentários

Conhecer a escrita de Thomas King foi mais um presente recebido pela TAG! Um livro intimista, mas que ao mesmo tempo provoca amplas reflexões. Fala sobre a vida e as escolhas dos personagens, mas também fala de sentimentos e problemas que são universais. É impressionante a habilidade de King de ir do particular ao global; do íntimo ao universal de forma bastante fluida. Um livro envolvente e divertido, permeado por um ótimo senso de humor.

Mari P.

Avaliação dos Taggers

Esta é a nota média do livro no app exclusiva da TAG, onde as pessoas associadas podem conversar sobre o livro, ver os conteúdos extras e avaliar o que acharam da experiência do mês.

Entendi

Comentários de pessoas associadas no app exclusivo da TAG.

Avaliação dos Taggers

Esta é a nota média do livro no app exclusiva da TAG, onde as pessoas associadas podem conversar sobre o livro, ver os conteúdos extras e avaliar o que acharam da experiência do mês.

Entendi
Voltar para o topo

Não sabe qual caixinha escolher?

O Vinícius e a Cecília podem ajudar.

Faça o teste
CeciliaVinicius