Clique nas imagens para ampliar
Sinopse
País sem chapéu, de Dany Laferrière é o primeiro livro do autor a sair em português. Depois de vinte anos de exílio na América do Norte, um escritor regressa a seu Haiti natal e enfrenta o desafio de narrar essa experiência. À maneira de um pintor primitivo, com traço firme, cores vivas e perspectiva multifacetada, além de extrema inteligência e sensibilidade, ele conta sua perambulação pelas ruas de Porto Príncipe, seu cotidiano singular, pulsante de vida e de morte.
Título Original: Pays sans chapeau
Projeto gráfico e capa: Bruno Miguell Mendes Mesquita
Tradução: Heloisa Moreira
Sobre o autor
Dany Laferrière é um dos principais renovadores da rica literatura haitiana. Nasceu em 1953 em Porto Príncipe, e em 1976 teve que se exilar, fugindo da ditadura de Baby Doc. Instala-se primeiro em Montreal, no Canadá, onde trabalha como operário em várias fábricas, até que em 1985 publica seu primeiro livro, Como fazer amor com um negro sem se cansar, logo levado ao cinema. Segue-se uma longa série de livros, marcados pela perspectiva autoficcional, como País sem chapéu (1996); o mais recente deles, L'énigme du retour (O enigma do regresso, 2009) recebeu o prestigiado prêmio Médicis.
Sobre o curador
Nascido em 1976 no bairro de Americanópolis, Zona Sul de São Paulo, Allan da Rosa atua como professor de História da África e do Brasil, como locutor e rádio documentarista. Como escritor, desenvolve uma linguagem que incorpora a tradição da cultura negra enquanto experimenta formas como a prosa, a poesia e o texto dramático.
O melhor livro que li este ano da TAG. Hipnotizante, envolvente e poético ainda que duro em algumas partes. Amei demais este primeiro contato com a literatura haitiana, nossa!
Lorrana
Avaliação dos Taggers
Esta é a nota média do livro no app exclusiva da TAG, onde as pessoas associadas podem conversar sobre o livro, ver os conteúdos extras e avaliar o que acharam da experiência do mês.
Entendi