Clique nas imagens para ampliar
Sinopse
Do vencedor do prêmio Nobel de literatura de 2021, uma história arrebatadora de amor e traição protagonizada por dois homens que dividem um turbulento passado em comum.
“Eu falo com os mapas. E às vezes eles me respondem. Isso não é tão estranho quanto soa, nem é coisa desconhecida. Antes de existirem os mapas, o mundo era infinito. Foram os mapas que deram forma aos territórios, como alguma coisa que podia ser possuída e não simplesmente explorada e saqueada. Os mapas fizeram com que locais esquecidos nos limites da imaginação parecessem passíveis de ser conquistados e domados. Mais tarde, quando se tornou necessário, a geografia se transformou em biologia a fim de construir uma hierarquia na qual fosse possível situar os povos que viviam sua inacessibilidade e primitividade em outros pontos do mapa.”
Título original: By the Sea
Capa e imagens de miolo: Eduardo Kobra
Tradução: Jorio Dauster
Sobre o autor
Abdulrazak Gurnah nasceu em 1948, no arquipélago de Zanzibar, na costa da Tanzânia. Nos anos 1960, devido à perseguição a cidadãos árabes durante a Revolução de Zanzibar, refugiou-se no Reino Unido, onde vive atualmente. Autor de dez romances — incluindo Paradise (1994), finalista dos prêmios Booker e Whitbread — e de um livro de contos, foi professor na Universidade de Kent até sua aposentadoria. Em 2021, recebeu o prêmio Nobel de literatura.